Quem nunca ouviu falar, viu fotos, videos desse fusquinha?
"A cena é no mínimo curiosa. Você pára em um farol e, de repente, ouve o ronco característico de um motor V8 ao seu lado. Olha, olha, e não vê nada, apenas um modesto Fusquinha 1966 com a pintura manchada e equipado com umas rodas estranhas. Com certeza, o ronco não pode vir dele. De repente, o sinal abre, e o tal Fusquinha vai embora, acelerando como um carro esportivo. E não adianta tentar alcançá-lo. Como isso é possível????
É possível. Afinal trata-se de um veterano Fusquinha equipado com motor Ford 302 V8 de Maverick. O motor fica na dianteira e o radiador na traseira, a aparência externa do Fusca quase não foi alterada, e por isso muitos se surpreendem não só com o ronco, mas também com a aceleração de zero a 100 km/h (menos de sete segundos) e velocidade máxima, acreditem próxima aos 200 km/h.
Um Fusca V8 (motor de 4.949 cc e quase 200 cv, a gasolina) que não é ficção. Ele realmente existe e foi descoberto, em São Paulo. Pertence a Paulo Maria Ribeiro, um engenheiro de São Paulo (SP) apaixonado por mecânica e por adaptação de motores atuais em carros antigos (hot rods e street rods). E dele, por sinal, um notável Gordini com motor V8 colocado em posição central que por muito tempo foi uma espécie de "cartão de visita" de seu trabalho. Porém, resolveu vendê-lo e partir para outro projeto, tão ou até mesmo mais complicado que aquele: um Fusca com motor V8 colocado na dianteira!
O primeiro passo foi comprar um Fusca 66, absolutamente original, de um único dono, sem qualquer trabalho de funilaria a ser feita, e um Maverick GT 75; em péssimo estado de conservação, mas do qual foi possível tirar a mecânica completa. Ambos os carros foram totalmente desmontados, de um lado ficou a mecânica do Maverick, de outro a carroceria do Fusca, separada de sua plataforma (chassi e assoalho).
De acordo com o proprietário, que afirma ainda não ter chegado a andar no limite do carro, a velocidade máxima alcançada por enquanto foi quase de 200 km/h, indicada no velocímetro de Maverick que foi instalado no painel em lugar do original. O painel devera ainda receber outros instrumentos, como por exemplo, um marcador de temperatura, para manter o potente motor 302 V8 sob controle. Quanto à aceleração de zero a 100 km/h, esta em cerca de seis segundos, e o consumo, uma vez perfeitamente regulado, e estimado em 10 km/litro, andando em estrada sem exigir a fundo o motor V8."
De lambuja segue uma matéria feita com o fusquinha.
Apesar de curtir um fusca com motor a AR, acho o projeto bacana, porém nao gostaria de ter um.
Dica do Dr. X
Acesse =D
Abraços
4 comentários:
Fala
Beleza?
Também não gostaria de ter esse fusca,não gostei da cor,dele prefiro um fusca com motor a ar também...
hehe
Mais está inteiro em?
Abraços
Pedro
legal
porém nao fica com uma cara boa
hahaha
que legal
eu nunca tinha visto
piração
hahaha
Postar um comentário